Buscar
  • Juliana Bertoletti

Personalidade e eventos de vida

O estudo da personalidade é uma área de grande destaque na Psicologia, e novas pesquisas têm demonstrado que a nossa personalidade é sim capaz de modificar-se ao longo da vida. Mas de que forma?


No livro "Personality isn´t permanent", o psicólogo Benjamin Hardy traz a ideia de que a personalidade não é algo imutável, e que acreditar nisso produz em nós crenças autolimitantes que podem nos prejudicar. Ou seja, acreditar que não podemos mudar certo aspecto de nossa personalidade simplesmente porque "nascemos assim" nos torna mais acomodados. E mudar essa perspectiva pode até mesmo transformar o curso de nossa história.


As pesquisas mostram que em um período de 10 anos a sua personalidade pode mudar, e isso tem relação com os papéis que você vai assumindo, com eventos e situações que você experiencia e em que período do ciclo vital você se encontra. Porém, as pessoas em geral subestimam que tais mudanças possam acontecer no futuro, porque a partir de um certo momento a maioria de nós deixa de experimentar situações novas e desafiadoras pela primeira vez (o primeiro emprego, a primeira namorada/o, o primeiro filho, etc...).


️Diante desses fatos, é bom não usar o velho "eu nasci assim" como desculpa para não agir sobre certo aspecto de sua personalidade que você gostaria de mudar. Ter metas claras e, principalmente, procurar significado naquilo que você se dedica a fazer pode ajudar a realizar essas mudanças internas. ️


#psicologia#resiliencia#personaldevelopment#personalidade#psicologaonline##psicologasantacatarina


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo