Buscar
  • Juliana Bertoletti

Os diferentes “mindsets” e como eles operam diante dos desafios

Atualizado: 25 de Set de 2020

Você sabe ou já ouviu falar sobre “mindset”?


Essa tem se tornado uma expressão bastante utilizada ultimamente por profissionais que trabalham com desenvolvimento pessoal, mas muitas pessoas ainda não têm clareza sobre o que de fato significa.


No livro MINDSET – A NOVA PSICOLOGIA DO SUCESSO, da psicóloga Carol Dweck, a autora explica os dois tipos básicos de mindset (cuja tradução livre seria “ajuste da mente”).


O primeiro é o mindset fixo, no qual a pessoa acredita que suas qualidades e habilidades são imutáveis. Pessoas com mindset fixo acreditam que nasceram com uma quantidade limitada de inteligência, com uma personalidade específica e certo caráter moral. Isso acaba criando uma necessidade constante de provar a si e ao mundo o quanto elas têm valor.

E quando essas pessoas não atingem seus objetivos, isso é visto como uma derrota pessoal gigantesca, que as leva a duvidar de suas capacidades e desistir de seus sonhos.


Já o segundo mindset é chamado de mindset de crescimento. Pessoas com esse tipo de mindset acreditam que são capazes de cultivar e desenvolver suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços.

Ou seja, embora as pessoas sejam diferentes em suas aptidões e interesses, nada as impede de modificar ou desenvolvê-las por meio de seu empenho e da própria experiência.

São pessoas apaixonadas pelo processo de aprender, e se entregam com garra e dedicação diante de um objetivo que almejam conquistar.


É claro que nossas experiências na infância e durante o desenvolvimento somadas a eventos de vida podem influenciar a forma como a nossa mente se ajusta diante dos desafios.


Mas, sem dúvida, o mindset de crescimento é algo que podemos desenvolver, promovendo uma virada na forma como você vive, levando–o em direção a uma vida mais próspera e interessante. A psicoterapia e a busca por autoconhecimento são bons caminhos para que você desenvolva a flexibilidade necessária para os novos tempos que estamos vivendo.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo