Buscar
  • Juliana Bertoletti

Isolamento social e saúde mental

Atualizado: 4 de Mai de 2020

Estar conectado com os outros é uma necessidade humana básica, segundo psicólogos, CRUCIAL para o bem-estar e a sobrevivência.

E agora?


Estamos forçosamente confinados, dentro de nossas casas, a liberdade de ir e vir está temporariamente suspensa. Como lidar com tempos tão difíceis?


A ansiedade, o medo e a incerteza ESTÃO E ESTARÃO presentes, em maior ou menor grau. É um gatilho para pessoas compulsivas de todo o tipo. A realidade social e o contexto familiar de cada um traz impacto na forma como cada um irá atravessar esse momento.


Como lidar com o isolamento social:


🔹 Estabelecer uma rotina dentro de casa é de muita importância. Não se cobre demais se o seu dia não saiu como planejado, agora é tempo de sermos flexíveis, porém, disciplinados!


🔹Respeite o espaço e o humor de cada um dos membros da família, para algumas pessoas ficar isolado é uma experiência mais perturbadora.


🔹 Ao mesmo tempo, aproveite o momento para se (re)conectar com a sua família, o distanciamento é físico e não emocional. Converse com seus amigos, com pessoas que você confia, ligue para outros membros da família.


🔹 Há um excesso de informação nas redes sociais. Saiba selecionar o conteúdo que vai lhe fazer bem nesse momento, e saiba o momento de procurar atividades que não incluam estar online.


Ainda não sabemos o que está do outro lado da pandemia, mas o tempo de isolamento do convívio social é uma oportunidade de olharmos para dentro. E olharmos para o mundo lá fora com bondade e esperança.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo