Buscar
  • Juliana Bertoletti

Como saber se tenho um transtorno de compulsão alimentar?

Atualizado: 9 de Jul de 2020

Episódios de ingestão alimentar em excesso podem acontecer por diversos motivos e frequentemente estão ligados a uma mudança emocional, seja porque estamos mais tristes, ansiosos ou preocupados, seja porque estamos felizes ou queremos comemorar algum acontecimento importante.


É comum que as pessoas confundam episódios eventuais de maior ingestão calórica com a compulsão alimentar, um distúrbio alimentar com critérios definidos de acordo com Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais.


O transtorno de compulsão alimentar é caracterizado por episódios RECORRENTES de comer compulsivo, onde a pessoa ingere uma quantidade excessiva de alimentos num CURTO INTERVALO de tempo, seguido de uma sensação de DESCONTROLE, DESCONFORTO, VERGONHA E CULPA pelo ocorrido. Geralmente a pessoa come escondida durante os episódios para evitar o constrangimento e o julgamento alheio.


Para fechar o diagnóstico um dos critérios é que esses episódios ocorram NO MÍNIMO UMA VEZ POR SEMANA durante um período de TRÊS MESES. Em grande parte dos casos há a ocorrência de outras doenças psíquicas como depressão e ansiedade, além do abuso de álcool e drogas.


Se você acha que tem um transtorno de compulsão alimentar procure ajuda profissional.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo